
Racismo no brasil é, no mínimo, uma atitude de ignorância as próprias origens,uma doutrina político-religiosa que prega que existam raças superiores umas às outras, partindo sempre do princípio de que "a minha é sempre melhor que a do vizinho".A doutrina racista surgiu a partir de gobineau, um francês impotente, cuja mulher o trocou por um ex-escravo senegalês,falar sobre racismo é bastante difícil,mas necessário .O racismo e o preconceito,está enraizado,faz parte do imaginário coletivo,está no nosso dia a dia e quase não nos damos conta disso, tornou-se tão "natural",que não nos incomodamos de ver o negro,somente em funções subalternas e pobres. Estamos acostumados a ver o negro fazer sucesso sempre nas mesmas áreas:futebol,música,esporte,este
racismo enraizado,velado,disfarçado,mas sempre violento,acontece em nossa sociedade brasileira,devido ao mito da democracia racial. Somos todos mestiços,como pode haver preconceito? existe o racismo cordial,convivemos muito bem brancos e negros,desde que cada um reconheça o seu lugar,ou seja,desde que o negro não queira também ocupar o lugar,que até hoje só pertence ao branco. E essa realidade,esse nosso cotidiano é muito sério,porque faz com que o negro perca a sua identidade e faz com que o branco tenha medo da palavra negro,e por isso sempre diz ao outro:você não é negro,você é mulatinho,moreno,etc.
Somos frutos de uma sociedade,que classifica as pessoas pela cor da pele,desde a época da escravidão,que ser mais claro,significa galgar a escala. Precisamos ter em mente,que o racismo,o preconceito,são uma construção social,construídos pelos homens ao longo da história. Portanto,se foram construídos,podem ser desconstruídos. È pelo caminho da desconstrução,que poderemos aos poucos ir refazendo o nosso imaginário brasileiro,e nos libertando da ideologia do embranquecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário