sexta-feira, 5 de junho de 2009

Racismo


Racismo no brasil é, no mínimo, uma atitude de ignorância as próprias origens,uma doutrina político-religiosa que prega que existam raças superiores umas às outras, partindo sempre do princípio de que "a minha é sempre melhor que a do vizinho".A doutrina racista surgiu a partir de gobineau, um francês impotente, cuja mulher o trocou por um ex-escravo senegalês,falar sobre racismo é bastante difícil,mas necessário .O racismo e o preconceito,está enraizado,faz parte do imaginário coletivo,está no nosso dia a dia e quase não nos damos conta disso, tornou-se tão "natural",que não nos incomodamos de ver o negro,somente em funções subalternas e pobres. Estamos acostumados a ver o negro fazer sucesso sempre nas mesmas áreas:futebol,música,esporte,este

racismo enraizado,velado,disfarçado,mas sempre violento,acontece em nossa sociedade brasileira,devido ao mito da democracia racial. Somos todos mestiços,como pode haver preconceito? existe o racismo cordial,convivemos muito bem brancos e negros,desde que cada um reconheça o seu lugar,ou seja,desde que o negro não queira também ocupar o lugar,que até hoje só pertence ao branco. E essa realidade,esse nosso cotidiano é muito sério,porque faz com que o negro perca a sua identidade e faz com que o branco tenha medo da palavra negro,e por isso sempre diz ao outro:você não é negro,você é mulatinho,moreno,etc.

Somos frutos de uma sociedade,que classifica as pessoas pela cor da pele,desde a época da escravidão,que ser mais claro,significa galgar a escala. Precisamos ter em mente,que o racismo,o preconceito,são uma construção social,construídos pelos homens ao longo da história. Portanto,se foram construídos,podem ser desconstruídos. È pelo caminho da desconstrução,que poderemos aos poucos ir refazendo o nosso imaginário brasileiro,e nos libertando da ideologia do embranquecimento.


Racismo no Brasil é, no mínimo, uma atitude de ignorância as próprias origens.
Segundo a Constituição Brasileira, qualquer pessoa que se sentir humilhada, desprezada, discriminada, etc...por sua cor de pele, religião, opção sexual...pode recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade. Mas, neste país, a verdade é que ninguém encara isto seriamente e quando atitudes idênticas a do jogador Grafite, do São Paulo Futebol Clube, acontecem causa estranheza nas pessoas. Grafite está errado em exigir seus direitos? Certamente, não! Mas, na verdade este fato deve ser de alento para que todos lutemos por vagas nas faculdades públicas, trabalho e, conseqüentemente, respeito! Porém, sem ter de passar pela humilhante condição de “cotas para negros” ou programas de televisão sensacionalistas que exploram a distinção racial e social para ganhar audiência. A cota tem de estar disponível para quem não tem condições de cursar uma faculdade paga.em de valorizar e acreditar em suas virtudes, para que um dia este país tenha condições de lutar com igualdade pelos seus direitos e por todos nós, além de almejar um posto de destaque no cenário mundial. Caso contrário, seremos sempre o país do futebol, do melhor corredor de automobilismo, da melhor ginasta, do melhor carnaval, mas, nunca teremos cadeira fixa nos conselhos mundiais, como a Organização das Nações Unidas, que definem as regras econômicas e comerciais vigentes.
Mas, para que isto ocorra é necessário que haja uma reforma no ensino, com o objetivo de se melhorar e valorizar as escolas estaduais e municipais, para que seus alunos possam “brigar” por vagas em universidade gratuitas. A somatória de notas pela vivência escolar pode ser uma solução para o caso, contudo, mesmo assim, tem de acontecer uma reconstituição de educação no Brasil.em de valorizar e acreditar em suas virtudes, para que um dia este país tenha condições de lutar com igualdade pelos seus direitos e por todos nós, além de almejar um posto de destaque no cenário mundial.
Temos de valorizar e acreditar em suas virtudes, para que um dia este país tenha condições de lutar com igualdade pelos seus direitos e por todos nós, além de almejar um posto de destaque no cenário mundial. Caso contrário, seremos sempre o país do futebol, do melhor corredor de automobilismo, da melhor ginasta, do melhor carnaval, mas, nunca teremos cadeira fixa nos conselhos mundiais, como a Organização das Nações Unidas, que definem as regras econômicas e comerciais vigentes.






fonte:http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=901